Corrupção- Tema do Enem 2009

29 jan
Oi de novo! Tudo bem??
E aí, vamos falar sobre corrupção?
O assunto é bem polêmico, com certeza. Na verdade, muitas vezes nós deixamos de falar nisso como uma forma de “evitar a fadiga”, mas talvez seja essa a raiz do problema: nossa omissão.
Hoje em dia nós não vemos mais nem um tipo de reivindicação das pessoas em prol dos seus direitos. Os estudantes, “futuro da nação”, já nem se preocupam com isso e caíram quase que completamente no conformismo. Acabaram-se as esperanças.
Foi sobre isso aí que eu escrevi no enem desse ano passado, e como eu também tô tentando de alguma forma não me omitir, eu decidi postar aqui minha redação.
Vou ficando por aqui. Até a próxima!
 
 
Um passado condenador.
Desde os primórdios da história política da humanidade ouve-se falar em corrupção. Os livros didáticos, por si só, já nos dão a idéia de governos autocráticos que impunham suas vontades aos desfavorecidos, governando de forma centralizada numa sociedade de privilégios.
Muitos mudou sim, não há como negar. O povo conquistou, através de muita luta ao longo de décadas, todos os direitos dos quais usufruímos hoje: o voto, a liberdade de expressão, uma constituição igualitária, enfim, conquistou-se a Democracia.
Porém, o que restou de tudo isso, e ainda persiste no contexto político da sociedade é a inércia que apresentamos frente ás atitudes anti-éticas de nossos governantes. Nesse aspecto, ainda somos um povo que, como na Idade Média, se submete ao silêncio de não reivindicar por transparência e honestidade governamental.
Enquanto assistirmos de braços cruzados nossos políticos usufruindo de dinheiro público para bem-estar pessoal, assistiremos também  a saúde e a educação brasileiras decaindo de forma constante e irrecuperável, levando consigo toda a dignidade de uma população.
É preciso, portanto, ter cidadania e, principalmente, exercê-la no sentido mais amplo da palavra: votando de forma consciente e sendo, no espetáculo da política nacional, não apenas meros expectadores, mas protagonistas de uma história com final Feliz.
Vânia L. Coelho.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: