Acupuntura resolve?

19 jan

Muita gente já pelo menos ouviu falar. A acupuntura é uma técnica milenar chinesa que consiste no uso de agulhas em pontos estratégicos do corpo com o objetivo de melhorar seu funcionamento, equilibrando as energias físicas e mentais.

Existem grandes evidências de que essa terapia é eficiente como paliativo, amenizando as dores de pessoas que sofrem desde osteoartroses até crises de enxaqueca.

Até mesmo na quimioterapia. A técnica, aliada ao medicamento, foi mais eficaz para amenizar os enjôos do que só o medicamento propriamente dito.

Porém, como toda e qualquer terapia, a acupuntura precisa ter sua eficácia totalmente reconhecida, e isso ainda não ocorreu.

O que acontece é que foram feitos testes com dois grupos de pessoas que sentiam dores: o primeiro utilizou a acupuntura, ou seja, tiveram a introdução de agulhas nos pontos corporais “corretos”; o outro usou apenas um placebo- as agulhas foram introduzidas em lugares aleatórios, sem eficácia comprovada.

 O resultado dos testes não foi tão divergente, o que mostra que a acupuntura talvez tenha um maior efeito psicológico do que realmente biológico.

Por outro lado, existem profissionais que afirmam que a acupuntura amenizou muito as dores de pacientes crônicos. Tudo graças à capacidade das agulhas de estimular a liberação de hormônios como a endorfina, um analgésico natural.

Em todo caso, mal essa técnica não faz. Basta escolher um profissional qualificado e agulhas esterilizadas para poder dar um fim às dores, da melhor forma possível.

Até a próxima.

FONTES: http://saude.hsw.uol.com.br/acupuntura.htm

http://www4.usp.br/index.php/saude/20631

3 Respostas to “Acupuntura resolve?”

  1. Lenise Rissato 21/01/2011 às 11:18 AM #

    adoreiiii

  2. Igor Ferrarese Ramos 05/02/2011 às 2:58 AM #

    Oi Nenê! Eu muitas vezes me questionei se realmente a acupuntura resovia mesmo, ou se era só efeito psicológico! E você me fez repensar tudo que sabia sobre o assunto. Beijão Mor! Parabéns, viu?!!😉

  3. Igor Ferrarese Ramos 05/02/2011 às 3:00 AM #

    hehe Errata: “Resolvia” e não resovia. Beijoss!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: