MeditAÇÃO cerebral

19 fev

Que meditação faz bem, disso ninguém duvida. Inspirar, expirar, concentrar-se em seu próprio “eu” ou simplesmente abdicar dos pensamentos são ações com inúmeras vantagens físicas e mentais: relaxam os músculos e tranqüilizam a mente.

Agora, a revista Psychiatry Research, numa pesquisa realizada por cientistas do Hospital Geral de Massachusetts, vem trazer as alterações cerebrais visíveis que a meditação é capaz de causar.

De acordo com a publicação, apenas dois meses meditando já são capazes de transformar áreas do cérebro correspondentes à memória, à empatia, ao stress e ao significado de si mesmo.

Os praticantes dessa técnica já haviam demonstrado que, além dos benefícios relaxantes, as sessões meditativas também contribuíam cognitiva e psicologicamente.

Agora foi provado: Os cientistas relataram, através de ressonância magnética que, entre um grupo de praticantes e não praticantes de meditação, os primeiros apresentavam o córtex cerebral mais espesso. Isso significa que sua área cerebral ligada à atenção e integração emocional é maior. O oposto ocorre com a massa cinzenta da amígdala: essa área, associada ao stress, diminuiu gradativamente nos praticantes de meditação.

Todo esse estudo vem de encontro com aquilo que se acreditava sobre o cérebro. Ele não é uma estrutura fixa, rígida, como pensavam os pesquisadores. Pelo contrário, o cérebro se mostrou um órgão totalmente “moldável”, com uma plasticidade surpreendente.

Em outras palavras, a Meditação é uma ótima ginástica cerebral.  E você, já praticou a sua?

Clique aqui e aprenda como meditar sozinho(a).

Até a próxima.

Fonte: http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=meditacao-altera-estrutura-cerebro&id=6138

2 Respostas to “MeditAÇÃO cerebral”

  1. Igor Ferrarese Ramos 19/02/2011 às 1:11 AM #

    Fantástica essa matéria!!! Não tem nem o que falar… se podemos alterar a estrutura de nossos cérebros, vamos em busca disso! Se todos meditassem, e claro, rezassem, com certeza não teríamos tanta violência e atrocidades em nosso dia-a-dia! Conclusão: Vamos meditar e indicar a meditação a todos, para que nosso mundo possa ser melhor um dia! E rezar para que isso se realize! rsrs… Beijos e Parabéns por mais uma grande Matéria em seu currículo! Fique com Deus!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Tweets that mention MeditAÇÃO cerebral « -- Topsy.com - 19/02/2011

    […] This post was mentioned on Twitter by Igor Ferrarese Ramos, vania lcoelho and vania lcoelho, Igor Ferrarese Ramos. Igor Ferrarese Ramos said: Novo Post no http://www.palavroeiro.wordpress.com: "MeditAÇÃO cerebral" http://t.co/7bDbwmJ Por @vania_lcoelho! Acessem e confiram! […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: