Essa tal publicidade…

25 fev

Marketing, propaganda, merchandising e até jabá: seja qual for a expressão usada, a finalidade é única: vender.

Para isso, diariamente somos bombardeados por uma overdose de informações acerca de um determinado produto. Dentro de casa, é só ligar a TV ou o Rádio para se deparar com inúmeros comerciais; tem gente que até já decorou os tão repetidos discursos e “jingles” que são usados justamente pra que determinada mensagem não saia da cabeça.

Nas revistas, jornais, panfletos, outdoors: Onde quer que você olhe existe um anúncio publicitário. A poluição visual chegou a tal extremo que já tem até cidade proibindo as propagandas em determinados pontos pra dar uma amenizada na situação. (Veja aqui)

E não é preciso ser nenhum especialista pra perceber que a coisa realmente funciona: Com esse advento da publicidade, as pessoas passaram a comprar um produto através daquilo que ele “anuncia” ser. O mais bonito, mais eficiente, que dá mais status; esse sempre vence.

Em outras palavras, o Marketing é realmente poderoso.

O mais notável disso tudo é que toda essa influência não vem atingindo só “gente grande” não: Ninguém precisa ser pai, mãe ou pedagogo pra perceber que a criançada de hoje está bem mais “capitalizada”. Já é um público de vontade e opinião próprias. Com um estilo próprio. E tudo isso se deve ao poder que as propagandas vêm exercendo sobre a mente de cada um dos pequenos.

Pra entender tudo isso é só parar pra pensar um pouco: As crianças brasileiras são as que passam mais tempo na frente da TV. Em média, são mais de 4 horas por dia assistindo aos seus programas favoritos e vendo, simultaneamente, os heróis animados e os “heróis publicitários”. É claro que isso teria um efeito.

Para abordar esses aspectos é que a publicitária e mãe, Stella Renner, criou um documentário chamado “Criança, a alma do Negócio”.

No vídeo abaixo, você pode assistir a uma pequena introdução do assunto. E, se quiser ver o documentário por completo, é só entrar aqui e ir assistindo por partes.

Até a próxima.

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: