Pensar bem faz bem

10 mar

“Pensamento positivo, que tudo vai dar certo.” Essa frase, que já virou até clichê de motivação, tem fundamento. É o que alguns acontecimentos populares e científicos vêm comprovando nos últimos tempos.

Um exemplo disso são os vários efeitos quase “sobrenaturais” que uma mente bem preparada pode causar em pessoas medicadas com Placebos (“falsos remédios”, feitos de farinha). Muitas são curadas definitivamente simplesmente por acreditar na eficácia dos medicamentos.

A fé, apesar de ultrapassar o âmbito racional, segue a mesma linha e tem grande influência psicológica: é preciso acreditar e pensar na existência de um Ser Superior para confiar em sua capacidade milagrosa. E quem é que nunca viu ou ouviu falar de fiéis curados pela crença religiosa?

Não se pode esquecer também das doenças psicossomáticas. Essas, com caráter totalmente psíquico, se manifestam fisicamente depois de criadas mentalmente. Até mesmo patologias tão agressivas como o Câncer podem ser agravadas ou desenvolvidas através de um emocional abalado: uma pesquisa da edição de agosto da revista BMC Cancer mostrou que as mulheres que enfrentaram mais desafios na vida (como mortes, divórcios, decepções) têm mais chance de desenvolver câncer de mama que as demais.

Em outras palavras, é o poder que a mente tem de concretizar as emoções, como uma “válvula de escape”.

Como se tudo isso não bastasse, dezenas de publicações de auto-ajuda são lançadas periodicamente. Essas, com o intuito de ensinar ao leitor como usar o pensamento a seu favor, mostram o Universo como um aliado para a realização de todo e qualquer desejo pessoal. Basta pensar e acreditar piamente que a Energia emanada vai e volta como no reflexo de um espelho e concretiza o que havia sido imaginado.

Um dos mais famosos livros que abordam esse tema (senão o mais famoso) é O Segredo. Sua autora, a australiana Rhonda Byrne, afirma com segurança: “Aquilo em que você mais pensa ou se concentra se manifestará”. Byrne afirma ter descoberto a fórmula secreta do sucesso de vários filósofos, cientistas e sábios de todos os tempos.

Não se sabe ao certo como nossa mente consegue alcançar tal capacidade. O fato é que o poder do pensamento está aí, pronto para ser usado e desenvolvido a nosso favor. Basta pensar. Em todo caso, se o objetivo final não for alcançado, positividade é sempre bom e mal não vai fazer.

Até a próxima.

Fontes: http://super.abril.com.br/revista/242/materia_revista_244183.shtml?pagina=1

http://www.orion.med.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=104:psicossomatica&catid=27:orion2&Itemid=53

http://hypescience.com/o-poder-do-pensamento-positivo-verdade-ou-mito/

2 Respostas to “Pensar bem faz bem”

  1. Igor Ferrarese Ramos 24/03/2011 às 2:08 AM #

    Olá Nenê! Este é um tema fantástico… e foi abordado com excelência de sempre! Você é fantástica! Um Beijão! Fique com Deus! Eu Te Amo! ;))

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pensar faz bem, mas por que? « Portfólio de Extensão Universitária - 01/12/2011

    […] https://palavroeiro.wordpress.com/2011/03/10/pensar-bem-faz-bem/ http://www.osabetudo.com/pensar-bem-faz-bem/ Share this:TwitterFacebookLike this:LikeBe the first to like this post. […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: