Lugar ao sol

14 mar

lugar ao sol

Brasil, país Tropical, verão, calor e…Sol! Nessas circunstâncias, fica quase impossível fugir de seus raios…

O fato é que o “astro rei” anda com uma imagem meio desgastada, até mesmo negativa. São tantos alertas sobre os perigos da exposição solar que as pessoas passaram a se preocupar excessivamente com isso.

É óbvio que os raios ultravioletas são sim bastante perigosos e podem causar desde rugas e manchas até câncer de pele. Porém, como tudo na vida, o sol tem seu lado bom e reserva muitos benefícios, desde que usado na medida e, principalmente, no horário certo:

Em primeiro lugar, as regras “antes das dez da manhã” e “após as quatro da tarde” devem ser respeitadas. Em segundo, a quantidade: em média, 15 minutos diários de exposição já são suficientes.

Mas, afinal, o que há de bom nessa história toda?

O sol, quando tomado nas medidas corretas, estimula a síntese de Vitamina D, um suplemento indispensável para a saúde dos ossos, pois auxilia na absorção do cálcio.

Mentalmente, os raios solares também têm sua importância: pesquisas já comprovaram o quanto eles são necessários para a saúde psíquica. Um exemplo disso é o alto índice de depressão que acomete a população de países onde o inverno é muito rigoroso.

E, um outro aspecto tão ou mais importante que esse é o que pesquisadores descobriram recentemente: tomar sol ajuda a proteger os neurônios. Uma pesquisa foi feita e mostrou que os voluntários (idosos) com maior quantidade de vitamina D no organismo possuíam uma melhor função cognitiva. Já se cogita, inclusive, a hipótese de se utilizar essa vitamina para o tratamento do Alzheimer.

O sol é, portanto, um recurso natural muito eficiente para a nossa saúde e não pode ser totalmente dispensado. Aproveite que ele está aí, todos os dias, brilhando no céu e garanta já tudo de bom que ele tem a oferecer.

 

Até a próxima. 

Fontes: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2009/05/87607-exponha+se+ao+sol+e+ganhe+ossos+mais+saudaveis.html

http://veja.abril.com.br/noticia/saude/sol-combate-depressao-outras-doencas

http://www2.uol.com.br/vivermente/artigos/tomar_sol_ajuda_proteger_os_neuronios.html

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: