Lixo Extraordinário

30 abr

 Em todas as casas, lá está ele. Representando o histórico de consumo de cada família, o “lixo nosso de cada dia” já se tornou tão comum que nem percebemos, nem nos preocupamos com seu destino final: simplesmente o descartamos na lixeira e pronto.

O que pouquíssimos de nós sabemos é o quão importante esses dejetos são para milhares de pessoas que dependem deles para sobreviver.

No documentário “Lixo Extraordinário”, o artista plástico Vik Muniz conhece essa realidade bem de perto ao visitar um dos maiores aterros sanitários do Mundo, que fica no Jardim Gramacho, periferia do Rio de Janeiro.

A intenção era utilizar a imagem dos catadores em suas obras. O que Vik não esperava, entretanto, é que fosse se envolver tanto com a história de vida daquelas pessoas. Gente que, de longe, é vista pela sociedade apenas como uma grande “massa” de sofredores, sem particularidades. Mas que, de perto, se mostram grandes seres humanos, com características e personalidades próprias, dignos, alegres e sábios.

É, em outras palavras, uma oportunidade de proporcionar um instante de fuga e dar voz ativa a pessoas até então caladas, reprimidas. Uma verdadeira mudança de vida com o próprio material que faz a vida.

É o extraordinário do lixo.

Clique aqui para assistir ao Trailer Oficial.

Uma resposta to “Lixo Extraordinário”

  1. Igor Ferrarese Ramos 02/05/2011 às 8:37 AM #

    Oie! Grande post, deu até vontade de assistir o filme! Deve ser muito bom! Parabéns pelos recordes de visitas que tem alcançado, você merece muito mais! Beijos, Eu Te Amo!😉

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: