Frutas: Perfeita união do útil ao agradável.

7 jun

Em meio a convervantes,  corantes e aromatizantes, os produtos industrializados têm perdido cada vez mais espaço nessa Sociedade que, cada vez mais bem-informada, busca de forma incessante por qualidade de vida e bem-estar.

Nesse cenário, as frutas estão se tornando as heroínas protagonistas da luta contra o “artificial”.

De forma natural e (o melhor) saborosa, elas estão aí só esperando para que desfrutemos de seus benefícios:

ABACATE
O abacate é rico em beta-sitosterol, que reduz os níveis de colesterol e glutatoína, que tem ação antioxidante. Protege ainda contra o câncer oral, de garganta e outros tipos da doença. Inclusive, sua gordura monoinsaturada pode aumentar as taxas de HDL (o colesterol bom) e diminuir o colesterol total.

Mas atenção: é preciso consumir no máximo meio abacate pequeno, de três a quatro vezes por semana, para se obter todos os benefícios.

AÇAÍ
O fruto tem grande porcentagem de lipídeos, além de proteínas e minerais. Seu óleo é composto de ácidos graxos de boa qualidade, o que ajuda na redução do colesterol LDL.

O açaí tem mais proteína que o leite (3,5%) e ovos (12,49%). É rico em potássio, cálcio e vitamina E ,um antioxidante natural que atua na eliminação dos radicais livres.

ACEROLA 
Além de ser rica em substâncias antioxidades, que previnem o envelhecimento celular, a acerola tem entre 30 e 50 vezes mais vitamina C que a Laranja!

 Você ainda pode substituí-la, sem perder em nutrientes, por lima, limão e tangerina.

BANANA
 “Sua fermentação no intestino ajuda no crescimento de bactérias úteis, como os lactobacilos. Estes, são importantes, por exemplo,  para regular o trânsito intestinal e diminuir o risco de câncer de cólon.

A banana é também fonte de potássio, um mineral que garante o bom funcionamento dos músculos e evita as tão indesejadas cãibras.

DAMASCO
Além de ter função antioxidante e, conseqüentemente, combater os radicais livres, o damasco também possui alto teor de potássio. Esse mineral, diminui a pressão arterial e evita doenças cardiovasculares como o infarto e o derrame.

O melhor de tudo é que o damasco ainda possui zero de gordura!

 LARANJA
Conhecida por ser fonte de vitamina C, a laranja foi utilizada numa pesquisa que comprovou que as pessoas que incluíam essa fruta na dieta apresentavam menos rugas do que as que a consumiam em menor quantidade. Outras pesquisas revelaram também que a casca de laranja é rica em limonóides, substâncias que podem prevenir e controlar o desenvolvimento de certos tumores ao evitar os danos das substâncias tóxicas nas células do organismo.

MAÇÃ
A maçã possui pectina, uma fibra que ajuda a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares, além de polifenóis e flavonóides — presentes na casca e na polpa, protegem as células da ação dos radicais livres, retardando o envelhecimento e livrando o organismo de uma série de doenças, entre elas, o câncer.

MORANGO
Possui ácido elágico, catequina e delphinidin, compostos antioxidantes e anti-cancerígenos.

Além disso, o morango é bastante rico em fibras solúveis, que controlam o colesterol sanguíneo.

A amora e a framboesa são opções de frutas com os mesmos nutrientes.

PAPAIA
Ação: possuem carotenóides (luteína, betacaroteno e zeaxantina), com diversas propriedades anticancerígenas e também fortalecem o sistema imunológico. Protegem a retina contra a radiação solar, reduzindo assim o risco de degeneração macular. Também são ricos em vitamina C e fibras. Se preferir, substitua pela manga.

TOMATE
O tomate é rico em licopeno, um poderoso antioxidante, além de vitaminas A, B e C.

Ainda protege contra infecções batecrianas e, segundo algumas pesquisas, por ser rico em substâncias anticoagulantes, o tomate poderia evitar o aparecimento de problemas vasculares.

UVA ROXA
A uva roxa é rica em resveratrol, que previne o dano celular, reduz o crescimento tumoral e diminui o risco de câncer de pele. Possui catequina, um composto capaz de diminuir a porcentagem de colesterol ruim (LDL).

Os fenólicos, presentes nessa fruta, reduzem o risco de derrame, evitam a formação de pedras nos rins e ajudam a conter o avanço de doenças degenerativas no cérebro, como o Alzheimer.

 Fontes: http://www.saudenainternet.com.br/portal_saude/os-beneficios-do-tomate.php

http://revistavivasaude.uol.com.br/Edicoes/55/artigo65783-3.asp

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