Senhoras e Senhores… Aurora Boreal!

9 ago

A Natureza, apesar de todos os danos sofridos no decorrer dos tempos, ainda continua nos proporcionando verdadeiros espetáculos ao ar livre.

Um desses shows naturais acontece devido a uma grande quantidade de explosões de partículas que, eletrizadas, colidem com os gases da atmosfera e criam um belíssimo espectro luminoso.

Esse é o famoso fenômeno da Aurora Boreal.

 

Para aqueles que algum dia desejam assistir a esse espetáculo natural “na primeira fila”, é necessário saber que a Aurora Boreal ocorre, geralmente, no final da tarde ou durante a noite nas regiões polares do planeta. E, inclusive, é possível vê-la perfeitamente a olho nu.

 

Existem ainda algumas curiosidades sobre esse show de luzes: A primeira é que o nome, Aurora Boreal, foi criado por Galileu Galilei em homenagem à deusa romana que simbolizava o amanhecer, Aurora, e ao seu filho Boreas.

A segunda é que os ventos solares que nos proporcionam o fenômeno também são responsáveis por diversas interferências em sinais de TV, satélites, radares e telefonia.

A terceira é que a Aurora Boreal ocorre não apenas na Terra, mas também em Saturno, Marte e Júpiter. E, os meses mais comuns para o seu aparecimento são fevereiro, março, abril, setembro e outubro.

 

Nem só de neve e Papai-Noel é feito o Pólo Norte. Que tal aproveitar algum desses cinco meses do ano para apreciar de perto a beleza e grandiosidade da nossa mãe Natureza?

 

Fontes: http://www.suapesquisa.com/geografia/aurora_boreal.htm

http://www.noruega.org.br/Travel/A-magia-da-aurora-boreal/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: