Por que ouvir Criolo?

14 jul

O Criolo canta rap. Antes de ser só “Criolo”, ele era “Criolo doido”.

Antes, porém, de você unir essas duas informações ao título do meu post e se perguntar quê motivo teria para curtir o som desse cara, eu, humilde blogueira, te garanto:  o som desse cara é bom.

Bom, pra começar, vou tentar seguir o hábito de quando se apresenta um artista: Kleber Cavalcante Gomes nasceu em Santo Amaro, em 24 de outubro de 1975 e foi criado no Grajaú, São Paulo.  Aos 11 anos escreveu seu primeiro rap, e aos 25 sua primeira canção.

O melhor veio bem depois: Em 2006 lançou seu primeiro álbum de estúdio, chamado “Ainda há tempo”; foi indicado ao Prêmio Hutúz em duas categorias: “Grupo ou Artista Solo” e “Revelação”.  Em 2008, recebeu o prêmio “Música do Ano” e “Personalidade do Ano” na quarta edição do evento “O rap é compromisso

Em 2011, lançou seu segundo disco, Nó na Orelha, gratuitamente através da internet. Nele, o cantor diversificou os ritmos de rap com vários outros, como a MPB, funk, soul e blues.Este disco, inclusive, teve excelente recepção pela crítica (inclusive estrangeira).

Com o disco, Criolo foi um dos campeões de indicações ao Video Music Brasil 2011 da MTV, sendo indicado nas categorias “Videoclipe do Ano”, com “Subirusdoistiozin”, “Artista do Ano”, “Álbum do Ano”, com “Nó na Orelha” (venceu), “Música do Ano” com “Não existe amor em SP” (venceu), e como “Banda ou Artista Revelação” (venceu). Ele também foi o primeiro confirmado a se apresentar ao vivo durante a premiação, onde cantou a canção “Não existe amor em SP” ao lado de Caetano Veloso.

Fonte: Wikipedia

Apresentação devidamente formalizada, é hora de dizer porquê eu passei a curtir o som do Criolo. Em primeiro lugar, eu acredito que todos nós temos pré-conceitos musicais. Não importa de quê classe social você seja, sempre vai ter aquela música que você vai ouvir, vai fazer uma careta e dizer: “ah, isso aí é música de… (complete a frase como quiser). Eu, porém, apesar de também ter meus pré-conceitos musicais, sempre gostei de rap. Sempre gostei porque acho que o rap é uma música muito crítica, socialmente falando, e também muito realista. Você não vai encontrar uma MPB que conte o dia-a-dia numa favela, em meio a tráfico, tiro, corrupção, de uma forma tão fiel como um rap. Além disso, nunca pensei que fosse música de bandido, drogado, ou coisa do tipo. É música da realidade (cruel realidade, da qual muitas vezes queremos fugir, mas que tá aí, gritando na nossa cara).

No caso do Criolo, a música traz essa crítica social através de alguém que conheceu de perto e sabe bem do que tá falando. A letra é boa, não pega muito pesado (porque, realmente, tem rap`s que dão até medo do linguajar) e é muito inteligente. Bastante crítica mesmo. A propósito, estou tentando frisar quão crítica é a música do Criolo porque acho que já passou da hora de conhecermos, questionarmos e olharmos criticamente essa realidade que milhares de pessoas vivem diariamente, e que se deve, em imensa parte, pela desigualdade social e pelos governos corruptos que mantemos na nossa sociedade.

Mas e aí, ficou a fim de ouvir o som do Criolo? Assista o vídeo abaixo. Se você gosta do Chico Buarque, então, vai curtir duplamente, porque essa é uma versão da famosa música “Cálice”.

 

2 Respostas to “Por que ouvir Criolo?”

  1. luan 16/07/2012 às 8:20 PM #

    muito bom o blog, parabéns. O Criolo é muito bom mesmo, mas em outra vertente de música, tem uma banda que também fala essas verdades, não das favelas, mas dos problemas causados pela globalização, engajada na luta do indios, entre outras lutas que a gente não vê na TV. o Mundo Livre S/A, é muito bom, um som contagiante, inspirado em Jorge Ben, mistura o samba com rock, não foram os primeiros a fazer isso, mas os que fizeram da melhor maneira. Com letras ácidas,dão um belo tapa na cara da sociedade. Os álbuns “Por Pouco” e “O outro mundo de Manuelita Rosário” são verdadeiras denuncias musicais. Quanto tiver um tempo pode ouça.

  2. Gaby Soncini 10/08/2012 às 8:17 PM #

    Eu fiquei tão feliz de ver um comentário seu em meu blog *.*
    Vânia admiro muito você, não lhe conheço tão bem, mas já gostou muito de ti, de graça assim ^^

    Beijoss! S2

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: