Nerd: “ser” ou “estar”?

6 fev

Já faz um tempo que eu gostaria de escrever sobre isso porque é um assunto meio intrigante pra mim.
Tenho visto tanta gente (homens e mulheres) conversando sobre e compartilhando na internet assuntos relacionados a The Big Bang Theory, The Walking Dead, Game of Thrones, jogos de video-game, idolatrando memes, dinossauros, zumbis, vampiros, personagens do Star Wars, do Mario World, gibis, etc, etc, etc, que acabei me fazendo a seguinte pergunta:
Será que os nerds de hoje SÃO ou ESTÃO?
Explico melhor: no início dos anos 2000, quando eu estava lá pela quinta, sexta série, ser nerd (ou CDF – “cabeça de ferro”) era simplesmente ser muito inteligente. Basicamente, era aquele carinha (ou menina) mais tímido, com poucos amigos e que tirava as melhores
notas. E não, isso não era muito legal.
Hoje, e é daí que vem o lado cômico da história, e o motivo por eu escrever sobre isso, ser nerd é jogar videogame, assistir uns seriados legais, curtir uns filmes de ficção científica, ler gibis, dentre tantas outras coisas.  Ah, claro, ser nerd hoje também é usar um óculos (de preferência grande e de aro bem grosso, pra ficar bem com cara de intelectual mesmo) e uma camiseta com algo que simbolize a cultura nerd (pode ser, sei lá, o cogumelo do Mario).
Enfim, ser nerd não é mais o que era antes. Ser nerd, digamos que, hoje, é POP.
E é aí que vem o título desse humilde post: os nerds realmente o SÃO ou só ESTÃO?
Sabemos que moda é um negócio que vai e vem. Às vezes, vai e não volta mais. Nós já tivemos várias “modas de personalidade” por aí, desde os hippies, passando pelos emos, até chegar ao estrondo da cultura nerd. Acho até legal essa galera que tem coragem de assumir aquilo que gosta numa boa, fugindo dos padrões da sociedade. O que eu me pergunto é se isso É mesmo um estilo de vida pra elas ou apenas uma forma de se enquadrar num padrão moderno que surgiu e é não só aceito como tido como
legal pela maioria.
Particularmente, não gosto disso. Se alguém tentasse me encaixar num estilo, acho que não conseguiria (pelo menos nunca tive a intenção de ser encaixada em um). Eu assisto The Big Bang Theory e Game of Thrones, curto muito o Superman e tenho um chaveiro do Yoshi pendurado na mochila, mas não concordaria caso alguém me dissesse que, apenas por isso, sou nerd. Na verdade, nesse caso, eu prefiro ser das antigas: nerd, pra mim,
ainda é o carinha tímido e gênio da escola (e isso apenas se ELE quiser ser visto como tal, porque ninguém é obrigado a se enquadrar numa personalidade pré-determinada e nomeada).
Acho que é isso. Gostaria de reiterar que não tenho nenhum pré-conceito a quem se denomina nerd. Foi apenas um questionamento, em forma de post, dessa curiosidade que eu tenho (a do “ser” ou “estar”) e que apenas o tempo vai me responder.
É isso aí. Deixo agora um vídeo do PC Siqueira (considerado por muitos um nerd, mas que não curte muito o enquadramento, não).

Até a próxima.

 

4 Respostas to “Nerd: “ser” ou “estar”?”

  1. Luana Carvalho 07/02/2013 às 2:47 PM #

    Acho que grande questão da “moda nerd” de hoje em dia, não é nada mais do que uma auto afirmação como muitos tem já muito tempo e que o ser humano sempre vai ter. O que aliás devia ser debatido é: Só existe um tipo de inteligência?
    O problema é quando se confunde os verdadeiros inteligentes com os que apenas compram este rótulo. Creio que de fato, isso me atinge um pouco, porque muitos também já sabem que virou moda, e se você deixar soltar uma palavrinha um pouco mais sofisticada para ouvidos alheios… Pronto! Te rotularam!

    • vanialuciacoelho 07/02/2013 às 11:19 PM #

      Gostei e concordo com sua opinião, Luana. Obrigada por compartilhá-la conosco. Um abraço. Volte sempre.

  2. Amanda 08/02/2013 às 3:49 PM #

    Não vamos confundir Nerd com Geek – embora muitos achem que é a mesma coisa, eu acho que tem diferenças…

    • vanialuciacoelho 09/02/2013 às 10:47 PM #

      Tanto faz. Pros “geeks”, eu seguiria o mesmo raciocínio do post: são ou estão?

Deixe uma resposta

