Internet: um passo na inclusão cultural

16 maio

Quem aí tem familiar, amigo ou algum conhecido deficiente sabe das dificuldades que essas pessoas enfrentam diariamente. Não só as barreiras físicas, mas também as culturais, limitam bastante o acesso desses indivíduos a certos recursos que, por não serem adaptados, se tornam totalmente inviáveis.

Agora, a internet prova mais uma vez sua capacidade de Inclusão.

No site Livro Falado, os deficientes visuais contam com dezenas de Obras, Clássicos da literatura nacional, todos dublados. Basta fazer um cadastro bastante simples aqui e depois escolher a obra a ser lida clicando em Acervo.

O site conta também com as opções Aumentar/diminuir texto e Contraste. Tudo para facilitar a navegação do Deficiente.

Uma outra iniciativa de caráter inclusivo que vem crescendo cada vez mais é a do BlindTube, o primeiro portal de Entretenimento com Acessibilidade. Nele, é possível que o Deficiente, tanto visual quanto auditivo, assista a curtas-metragens através de Audiodescrição.

Esse recurso descreve oralmente, nos mínimos detalhes, as cenas de um filme em que não há falas de personagens. Assim, o deficiente visual consegue enxergar mentalmente todos os detalhes e entender melhor o contexto da história.

No caso de deficiente auditivo, o filme é todo legendado e permite que a pessoa leia e compreenda o contexto.

Nos vídeos abaixo, você pode conferir uma entrevista com Graciela Pozzobon. Ela já fez dublagens de vários filmes e explica ao Jô Soares como funciona o recurso da Audiodescrição. No vídeo é possível conferir, inclusive, uma dublagem improvisada feita para exemplificar o processo descritivo.

 Divulgue você também essas novas opções de Inclusão e abra novas Possibilidades culturais.

Até a próxima.

 

Uma resposta to “Internet: um passo na inclusão cultural”

  1. LabAnonimos 26/06/2011 às 7:21 PM #

    Bem, que interessante! Fiz um post lá no blog falando sobre esse tema também! “Transmimento de Pensassão”!

Deixe um comentário